XI Jornada Literária do Pallotti CAAR

EVENTOS

A XI Jornada Literária do Pallotti CAAR, foi realizada em julho, de 1º á 19/07, com muitas histórias, convidados, autores, música, apresentações e principalmente muito conhecimento compartilhado e diversão. As atrações foram divididas em momentos diferentes, pensados para cada turma e cada ano de ensino, utilizando os espaços do Colégio e da Faculdade Palotina, Fapas.

O tema da jornada foi escolhido juntamente aos alunos do 1º ano do Ensino Médio que compõem o Itinerário Formativo de Linguagens. Já a arte oficial foi desenhada pelo Arthur Alves Narvaes, do 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Para celebrar as colaborações, os alunos do ensino médio receberam um lanche especial e o Arthur uma lembrança de agradecimento.

A abertura contou com a presença de convidados especiais como o Palotinho, Leonel (leão do Mundo Animal), da Fada da Leitura e de personagens da literatura. Durante os dias, entre os convidados recebidos estão os autores santa-marienses Roberta Trevisan e Lucas Visentini.

Além deles, os alunos conversaram sobre como montar uma livraria com o sócio proprietário da Livraria Athena, Rafael Kliemann, sobre contos de terror com a acadêmica de Literatura Inglesa, Stefany Pereira Schumacher, com a professora de Língua Espanhola, Camila Cruz, sobre as Tirinhas da Mafalda, sobre contos e histórias de Machado de Assis com o jornalista e graduando em Escrita Criativa, Guilherme Benaduce, sobre contos moçambicanos com o acadêmico do curso de Teologia da FAPAS, e membro da Pastoral Acadêmica do Colégio Pallotti, Mussa Cossa, e sobre educação financeira com as colaboradoras do Sicredi.

Os pequenos também cantaram, dançaram e se divertiram muito com os contos musicais da Editora Somos, apresentados pela pedagoga Ivani Magalhães. As pedagogas e mestrandas da Universidade Federal de Santa Maria, Caroline da Silva dos Santos e Marli Almeida de Oliveira, trouxeram o projeto de pesquisa e extensão da UFSM Hora do Conto: lendo a palavra e auto(trans)formando realidades, para os alunos do 9º ano, a fim dos estudantes se compreenderem melhor como grupo.

E, para completar, os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, do nível NA ao 5º ano, apresentaram lindas histórias, contos e músicas baseadas em obras literárias estudadas em sala de aula.

Os alunos do 9º ano após estudarem sobre o livro “Dom Casmurro” de Machado de Assis, produziram fanfics, ou seja, narrativas inspiradas na obra original, e formularam um e-book com todas as histórias escritas. O e-book pode ser acessado aqui

Durante a Jornada, ainda, houveram diversas exposições de trabalhos realizados em aula, assim como uma feira de venda de livros e oficinas de teatro.

Os professores também tiveram atividades pensadas especialmente para eles. Os profs da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, debateram junto à mestranda em História e bacharel em Direção Teatral, Karina Maia Dick, sobre técnicas e abordagens da contação de história em sala de aula. Já os profs do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, conversaram com o professor Orlando Fonseca, sobre o papel do professor diante do protagonismo da leitura.

Esperamos que todos tenham se divertido e aprendido muito. Todos os registros destes momentos especiais estão disponíveis na galeria do site. https://colegiopallottism.com.br/fotos/xi-jornada-literaria/

Publicado em: 28/07/2022